Exposição Ancestralidades

A Virada Zen realizou uma oficina de fotografia on-line da fotógrafa Sitah, com duas vídeo aulas,  em escolas da rede municipal de ensino do munícipio de São Paulo que resultaram em uma exposição on-line. 

Alinhada ao ODS 03, Saúde e Bem-estar, o projeto previu uma ação formativa que foi realizada em parceria com o departamento de  Educomunicação da SME - Secretaria Municipal de Educação de SP. As vídeo aulas com princípios básicos de fotografia foram ministradas para alunos da rede e resultaram em uma exposição com as fotos produzidas como atividade da oficina. Depois das aulas, os alunos produziram fotos documentando as ancestralidades presentes em seu cotidiano, como a herança cultural indígena e/ou a  relação com os elementos naturais como a paisagem originária, que podem ser conferidas na galeria on-line do projeto.

A artista visual Sitah utiliza a fotografia como ponto de partida para amplificar a voz dos rios, das montanhas, da floresta e dos povos originários, com o propósito de sensibilizar para um urgente resgate de reconexão com a natureza. Especializada em antropologia visual pela Universidade de Barcelona, foi convidada a expor seu trabalho em relevantes espaços culturais pelo Brasil, dentre eles Sesc, Unibes Cultural, Casa Firjan e em edições da Virada Sustentável.

As aulas podem ser acessadas clicando  aqui.